Chamando investimentos sociais de “gasto”, Kataguiri usa uma mentira como argumento e leva uma invertida de Guilherme Boulos durante debate na CNN.
Em debate na CNN na última terça-feira (29), Boulos enquadrou Kim Kataguiri (União-SP) em um debate ao vivo sobre a PEC do Bolsa Família, proposta pelo governo de transição para retirar do teto de gastos o investimento em programas sociais. Na emissora, que pertence ao bilionário Rubens Menin, dono da MRV e entusiasta antigo do bolsonarismo, a proposta é chamada de “PEC do Estouro”.
Chamando os programas sociais de “gasto” – “coisa que não vai se reverter em benefício para as próximas gerações” – Kataguiri mente dizendo que outros países usam o mesmo mecanismo.
“Há muitos países desenvolvidos com regras de teto com investimento, com regras de teto de gastos, ao redor do mundo inclusive na União Europeia, nos EUA, na Austrália, no Japão, você tem limitação dos gastos não à inflação, mas muitas vezes em relação ao crescimento do PIB, a outros indicadores…”, argumenta o deputado do MBL.
Em seguida, Boulos enquadra: “Em relação ao teto de gastos é importante dizer aqui para que não fique a desinformação. Eu desafio o deputado a citar um país do mundo que tem na sua Constituição – nós estamos falando de algo constitucionalizado – uma regra fiscal que iniba crescimento de investimento por 20 anos. Desafio. Que fale aqui, cite um e sustente. Não tem, não existe. Não vai conseguir citar, se citar vai produzir uma fake news aqui porque não existe nenhum paíse no mundo que tenha isso”.
Kataguiri então responde: “Em relação ao desafio, de fato, não há outro país que coloque uma norma constitucional de teto de gastos”. Boulos responde com um olhar e um leve inclinar de cabeça, como quem diz: “está vendo”.
Adicionar comentário